Quem Somos

Seja bem-vindo ao LMI

O Laboratório de Metodologias Inovadoras é um projeto do Núcleo de Assessoria Pedagógica – NAP – do UNISAL, Unidade Lorena, e que prioriza o aluno na sua condição de sujeito do próprio processo de educação e, ao mesmo tempo –  e por isso mesmo – pretende  ir ao encontro da formação permanente de um docente que entenda a natureza de sua profissionalidade e perceba-se como mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Por isso, são objetivos desse projeto:

1. Descobrir e pesquisar metodologias ativas de aprendizagem.

1.1. Conhecer, com densidade, o embasamento teórico e os procedimentos de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.

1. 2. Analisar as fases que compõem cada um dos procedimentos de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.

1.3. Adaptar aos contextos específicos do ensino superior e educação básica da educação brasileira os atos identificáveis em cada uma das fases dos procedimentos.

1.4. Aplicar, nos diferentes contextos do ensino superior e educação básica, metodologias ativas de aprendizagem já adaptadas para a educação brasileira.

2. Avaliar as experiências de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem nos contextos do ensino superior e na educação básica.

3. Formar – permanentemente –  micronúcleos docentes[1] para conhecimento,  aplicação e compartilhamento dos resultados da prática das metodologias ativas de aprendizagem.

4. Produzir e aplicar instrumentos para medir quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em disciplinas que utilizam metodologias ativas de aprendizagem.

5. Publicar em periódicos científicos nacionais e internacionais os resultados de pesquisas realizadas no LMI em relação às metodologias ativas e seus impactos na aprendizagem.

6. Realizar eventos sobre o tema “Metodologias Ativas”- de alcance regional, nacional e internacional –  para divulgação de pesquisas e produção de conhecimento.

[1] Grupos de estudo e aplicação de metodologias ativas da aprendizagem.

 

Equipe LMI