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Aqui no UNISAL, a preocupação com a formação continuada de professores é uma realidade constante. Essa formação fica a cargo da Equipe NAP/LIA, por meio de ações e cursos que possibilitam o aprofundamento e a reflexão sobre o processo de ensinoaprendizagem e avaliação dos alunos do Ensino Superior. Os temas dos cursos privilegiam a Profissionalidade Docente e assuntos inerentes ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da instituição.

Segundo o Prof. Mario Dias, “colocamos como meta aprofundar temas ligados à avaliação e metodologias de ensino voltado ao Ensino Superior. Esses encontros foram realizados de duas formas: 1) Presencial (Temas: ‘Avaliação no Ensino Superior’ (início do semestre) e atingimos cerca de 160 professores; ‘Interdisciplinaridade: uma perspectiva para desenvolver habilidades e competências’ (Minicurso ministrado em 13, 20 e 27/03) e participaram 19 professores; ‘Estratégias de aprendizagem e a gestão da sala de aula: o estudante como protagonista e o professor como mediador’ (Minicurso ministrado em 14, 21 e 28/03), ao todo estiveram presentes 11 professores; ‘Ensino híbrido e a sala de aula invertida’ (Minicurso ministrado em 11, 18 e 25/04) e 8 professores concluíram o curso; ‘Tecnologia e Educação’ (Minicurso ministrado em 12, 19 e 26/04) e atingimos 12 professores; ‘Avaliação e Resultados: um outro olhar sobre o processo avaliativo’ (Minicurso ministrado em 15, 22 e 29/05) e contamos com a presença de 9 professores. 2) Modalidade EAD (Moodle) – especificamente voltado aos coordenadores de curso. Os encontros têm como tema ‘Avaliação do Ensino/Aprendizagem: Desafios de uma prática’.” Em suma, os membros do NAP/LIA entendem que foi uma ação válida, pois a Pedagogia Universitária é construída permanentemente. Porém, fatores externos interferem na adesão plena e, por conseguinte, se vê a possibilidade de consulta aos docentes para atendimento às suas reais necessidades.