Blog

O Seminário de Didática do Ensino Superior (SEDIES) é um evento que abrange algumas Instituições de Ensino Superior do Vale do Paraíba e que tem por objetivo refletir acerca da prática docente. É um evento itinerante que reúne professores de diversas áreas do conhecimento e ocorre anualmente, desde 2010. Já foi realizado na UNISAL (Lorena), Fatec Guaratinguetá, FATEA (Lorena), FARO (Roseira), Fatec Pindamonhangaba, Fatec Cruzeiro e, em 2017 foi realizado na Fatec São José dos Campos no dia 03 de junho de 2017.

Dentro de sua programação, as Professoras Cidinha Amaral e Maria Cristina – membros do NAP/LIA – articularam a oficina “Aprendizagem no Ensino Superior: Por onde começo?”. Segundo a Prof.ª Cidinha Amaral, “o seu objetivo foi despertar os participantes para a dinâmica da sala. Em outras palavras, como ensinar de modo que o educando aprenda?”. Nesse sentido, a atividade se desenvolveu a partir dos movimentos descritos no quadro abaixo:

TEMPO ATIVIDADE PROPOSTA
10 minutos SONDAGEM Grupos: responder a provocação
15 minutos IDEIAS Cada grupo tem 3 min. para apresentar a ideia
10 minutos PROBLEMATIZAÇÃO Expor o resultado dos grupos
10 minutos SISTEMATIZAÇÃO Elaboração de Mapa conceitual
15 minutos FECHAMENTO Considerações

 

Os membros do NAP/LIA que articularam a oficina entendem que, por se tratar de um público variado com pouca familiaridade com os conhecimentos pedagógicos. Nesse sentido, a oficina foi uma oportunidade válida, pois promoveu a introdução à Pedagogia Universitária.